Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Redes » Homens » Projeto Neemias - Introdução

Projeto Neemias - Introdução

A- A+

5 passos para o êxito de uma empresa. Ter um negócio próprio e próspero é o projeto de muitos, mas nem todos são bem-sucedidos na concretização deste sonho.

Todos nós temos alguns projetos na vida: família, profissão, ministério, bens, realização pessoal.

Ter um negócio próprio e próspero é o projeto de muitos, mas nem todos são bem-sucedidos na concretização deste sonho. A última pesquisa sobre Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil (2003–2005), realizada pelo Sebrae, informa que cerca de 50% das empresas fecham antes de completar o 2º ano de atividade.

Pior ainda é o enorme número de empresas cujos proprietários não conseguem sequer fechá-las legalmente, mantendo-as na ilegalidade e prorrogando as consequências para o futuro. 

Este fato demonstra que transformar empresas em projetos bem sucedidos tem sido o alvo das maiores mentes do mundo e nós, como Igreja de Cristo, não podemos menosprezar o interesse do Senhor em abençoar o Seu povo em todas as áreas. Inclusive na prosperidade dos negócios.

A Palavra de Deus fornece muitos exemplos e princípios que, quando devidamente aplicados, conduzem-nos sempre ao êxito. Há vários anos o Senhor vem chamando minha atenção para o livro de Neemias, o qual é riquíssimo em lições de sabedoria. Cada detalhe da jornada de Neemias em busca da restauração dos muros de Jerusalém revela preciosos princípios de como obtermos êxito em qualquer projeto de nossas vidas.

A leitura do texto deixa claro que Neemias tinha um alvo e desenvolveu, passo a passo, um projeto para alcançá-lo. Foram cinco passos dados, ou etapas cumpridas, até ele sair da posição de mero copeiro do rei Ciro e liderar com grande autoridade a restauração dos muros da “Cidade Santa”: disposição, intercessão, visão, comando e execução.

E estes mesmos passos que Neemias desenvolveu naquela época podem sustentar hoje não só a sobrevivência, mas a prosperidade de nossas empresas. O cuidado de Neemias em desenvolver um projeto demonstra que não podemos simplesmente sair e abrir uma empresa ou negócio sem o devido planejamento.

A pesquisa do Sebrae identifica que, dentre as seis principais causas que levam ao fechamento das empresas, quatro são falhas de planejamento pessoal ou empresarial:  

- comportamento empreendedor pouco desenvolvido;

- falta de planejamento prévio;

- gestão deficiente do negócio;

- problemas pessoais dos proprietários.

E somente duas causas são de origem externa:

- insuficiência de políticas de apoio;

- flutuações na conjuntura econômica.

É fácil imaginar porque isso acontece! A maioria de nós simplesmente começa um negócio como extensão de algo que a gente já fazia bem ou que aprendeu a fazer! Mas nem sempre temos todo o conhecimento e habilidades necessários para fazer esta atividade tornar-se uma empresa que dá certo!

À primeira vista, tocar uma empresa parece algo simples, fácil. Mas conforme o tempo vai passando, percebemos que não basta fazer o que a gente gosta de fazer... é preciso sair e vender... aí tem que produzir... cuidar da entrega... instalar... controlar as contas... organizar a papelada... acertar os impostos... contratar e manter bons empregados (e isto é o que eu acredito ser o mais complicado numa pequena empresa).

Infelizmente, a maioria de nós faz o contrário do que Neemias fez. Se queremos ser bem sucedidos em nossas empresas, sejam elas um projeto novo ou já existente, devemos fazer como Neemias: antes de sair realizando coisas, temos que estar corretamente motivados e dispostos a aprender como interceder, organizar e comandar.

Nas próximas publicações vamos estudar mais profundamente cada um destes 5 Passos, no mesmo período em que eu creio deva ser gerado um ministério de capacitação e comunhão de empresários na Comunidade Cristã de Ribeirão.

* Josias Messias, 41 anos, jornalista, diretor do Grupo ProCana - líder em informações e eventos voltados ao setor sucroenergético (www.procana.com.br). Preside a Pró-Ribeirânia – Associação dos Empresários e Moradores da Av. Costábile Romano, e é membro do Conselho Deliberativo da Soberp – Sociedade Beneficente Evangélica de Ribeirão Preto.

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa