Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Palavra Profética » Subiam ao templo à hora da oração

Subiam ao templo à hora da oração

A- A+

"Perseverar na oração e no ministério da palavra... Eis aqui os grandes segredos de uma liderança que move-se pelo coração de Deus! Mas não era só dos apóstolos que partia a determinação de buscar a Deus"

“Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.”Atos 3:1

Não há cristão verdadeiro que não fique impressionado com o mover do Espírito no nascedouro da igreja em Jerusalém. O nível de manifestações de Deus através de sinais e prodígios, a maravilhosa vida de comunidade que aqueles irmãos provaram e o crescimento espantoso que a igreja experimentou naqueles primeiros anos, abalando os alicerces do império romano a ponto de mudar o curso da história são uma realidade impressionante e que sonhamos reviver em nossos dias.

Indubitavelmente, um dos segredos daquele grande mover, para não dizer “o principal”, foi a oração. Aliás, basta uma breve pesquisa e constataremos que os grandes avivamentos da história foram gerados e regados à base da oração.

Fico impressionado com as palavras de Atos 3:1. Pedro e João, apóstolos e líderes principais daquela poderosa e crescente congregação tinham algo em sua agenda que cumpriam diariamente. Às três horas da tarde, subiam ao templo para encontrarem-se com a igreja  com um propósito bem definido: orar.

Eu imagino o nível de ocupação daqueles homens. A explosão tremenda de crescimento da igreja que lideravam certamente demandava muito trabalho. Havia gente necessitada de ajuda e ensino por toda parte. Gerenciar tudo de perto era certamente um grande desafio, mas apesar de tudo isso eles colocavam a oração como uma prioridade em sua agenda. Aliás, quando os problemas práticos e normais de uma grande igreja ameaçaram roubá-los desse propósito, eles estabeleceram diáconos para resolver, dizendo: “Escolhamos, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra” (Atos 6:3-4).

Perseverar na oração e no ministério da palavra... Eis aqui os grandes segredos de uma liderança que move-se pelo coração de Deus! Mas não era só dos apóstolos que partia a determinação de buscar a Deus. Todo o povo estava consciente e comprometido com o clamor e a intercessão. Ao descrever a multidão dos que iam sendo batizados, Lucas nos relata: “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2:46). E ainda: “Diariamente perseveravam unânimes no templo” (Atos 2:46). Note o verbo “perseverar” como uma indicação de que aquelas rotinas, em especial a de orar juntos, eram uma decisão inegociável de todos.

Na verdade, a igreja nasceu da oração. A primeira leva de novos crentes, cerca de três mil que se converteram num só dia, não foi fruto de uma grande campanha de marketing ou de uma estratégia bombástica de evangelismo, mas do derramar do Espírito Santo sobre a igreja, que por sua vez só ocorreu porque os cento e vinte crentes fundadores daquela comunidade permaneceram por semanas buscando a Deus e intercedendo juntos para que a unção viesse (conf. Atos 1:14 e 2:1). Um maravilhoso modelo para nós, hoje...

Somos um povo instigado a conquistar. Deus tem nos dado a fé para ver nossa cidade dobrada aos pés de Jesus, tendo o rumo da sua história mudada pela evangelho. Temos trabalhado e precisaremos trabalhar muito por esse objetivo. Entretanto, todo o nosso esforço não será suficiente se não colocarmos uma parte considerável dele na oração.

Precisamos desesperadamente da glória de Deus manifestando-se entre nós e a melhor forma de demonstrar isso, talvez a única, é a oração. Mais do que uma maneira de tentar chamar a atenção do Senhor com uma performance, a oração é uma confissão de carência, de dependência, uma atitude de humildade. Só ora com o coração quem reconhece que precisa de Deus.

Há dois elementos que precisamos resgatar e incorporar à nossa vida cotidiana: a perseverança e a prática de orar juntos. Há um poder tremendo liberado através da intercessão coletiva. Por isso, os apóstolos e a igreja de Jerusalém, embora mantivessem seu altar pessoal, seguiam todos os dias para o templo a fim de buscarem juntos ao Senhor. Todos os dias, a oração tinha hora marcada e o povo esforçava-se para estar lá com seus líderes. Isso certamente era a força propulsora daqueles anos inesquecíveis da história do Cristianismo.

Você quer, como eu, viver algo assim em nossos dias? Venha orar conosco! Todos os dias, às seis da tarde, estamos no templo com um propósito: “buscar ao Senhor, até que Ele venha e faça chover justiça sobre nós” (Oséias 10:12).

 

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa