Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Palavra Profética » Chamado e obediência

Chamado e obediência

A- A+

Há um chamado de Deus para sua vida! Você não está aqui simplesmente para desfrutar da salvação. Deus quer usá-lo como um líder nesta geração. Seu propósito é que você se levante e se mantenha como um arauto do reino e um líder espiritual.

“Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.” Jeremias 1:10

Esse chamado envolve muita honra, mas envolve principalmente abnegação. O ministério é re-compensador, mas não é fácil. Não é possível cumprir o chamado de Deus sem passar por lutas, decepções e choro.

Jeremias foi chamado para exercer o ministério sacerdotal e profético. Esse homem é um bom exemplo do que significa o serviço ao Senhor. Ele era ao mesmo tempo sacerdote (vivia chorando pelo povo) e profeta (pregava contra o pecado e confrontava muitos interesses carnais). Por isso sofreu injustiças, perseguição e resistências. Entretanto, nunca abriu mão do seu ministério e por isso se tornou um ex-poente da fé.

Sabemos que um líder, não nasce feito. Deus teve que trabalhar na vida de Jeremias para transformá-lo no líder inabalável que conhecemos.

Algumas coisas são fundamentais para que galguemos a condição de ministros que não negociam o chamado e cumprem a vontade de Deus.

A primeira coisa que precisa acontecer em nós é ganharmos a consciência de que fomos marcados por Deus. Não somos líderes por escolha própria ou por escolha de homens. Antes mesmo de nascermos o Senhor já havia nos predestinado para ser sacerdotes e profetas desta geração. Foi isso o que ele disse a Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jr 1:5).

Você já nasceu para ser um líder! Satanás pode ter tentado de muitas maneiras abortar esse plano, mas esta é uma verdade estabelecida no céu. Deus lhe predestinou para o ministério. Só você pode provocar um extravio.

O chamado de Deus envolve conhecimento, consagração e autoridade. Deus diz que lhe conheceu (não estava enganado a seu respeito), lhe consagrou (santificou sua vida, pôs em você um selo de sagrado) e lhe constituiu (lhe respaldou com uma autoridade espiritual).

A identificação de quem somos diante do Senhor é fundamental para nos manter firmes no ministério. Satanás faz de tudo para questionar nossa identidade, mas é preciso definir. Você vai ficar com o que Deus diz a seu respeito ou com o que o Diabo diz?

Somos chamados, mas é necessário abrirmos mão dos argumentos de nossa alma. Jeremias apresentou suas limitações para não corresponder a Deus, mas teve que mudar de idéia (conf. vs. 6 e 7). O Senhor nunca aceita as nossas desculpas.

Nossa alma costuma denunciar nossa deficiência de capacidade e de identidade. A primeira reação de Jeremias diante do chamado de Deus foi “eu não sei falar” (capacidade) e “eu não sou maduro” (identidade). Porém, precisamos permitir que nossa mente e coração sejam conquistados pelo Espírito Santo. Nossos argumentos são sempre gritos de uma alma enferma. Não podemos permitir que ela nos governe. Temos que nos mover pelo Espírito.

Deus nos manda amordaçar a nossa alma.  Aos primeiros argumentos de Jeremias, Ele fez uma proibição: “Não digas: sou uma criança!”... Em outras palavras, não podemos dar eco às vozes da nossa carnalidade.

Nosso chamado tem que se basear em obediência e não em sentimentos ou circunstâncias. Deus não estava fazendo uma sugestão a Jeremias. O chamado é uma ordem à qual respondemos com fidelidade ou infidelidade. Diante da palavra - “A todos os que eu te enviar, irás, e teu te mandar, falarás!” - o Senhor não o deixava com outra opção além de obedecer.

A fidelidade é a marca que confirma nossa fé. Jesus indagou: “Porque me chamais Senhor e não fazeis o que vos mando?” Aqueles que não estão dispostos a obedecer estão simplesmente brincando de religião, tem uma fé morta.

O líder de sucesso com Deus é aquele faz o que tem que ser feito. Ao dizer a Jeremias que ele deveria simplesmente obedecer, Deus estava lhe ensinando que o líder não tem que discutir ou achar nada. Tem que fazer. Esta é a única maneira de vermos o poder celestial se manifestando em nós e através de nós. É quando damos passos reais na direção da vontade do Senhor, que temos o seu favor e somos usados por Ele.

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa