Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Falando do Coração » Perseverando na rota do milagre

Perseverando na rota do milagre

A- A+

Às vezes não entendemos porque a resposta de Deus demora tanto a vir. Chegamos até a questioná-lo ou mesmo murmurar nas horas mais difíceis: Será que Ele não está ouvindo? Esqueceu-se de mim? Não está interessado em me abençoar?

“Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.” - Lucas 8:50

Em Lucas 8 lemos a história de um homem que descobriu que a rota do milagre, ainda que pareça longa, é certa para os que não se desviam pelos atalhos da murmuração e incredulidade.

Jairo, um pai desesperado pelo milagre, estava prestes a perder sua única filha, de doze anos, gravemente enferma. Porém, suas atitudes nos mostram o coração correto que Deus espera ver em cada um de nós, antes de responder com a benção. 

Muito comprometido com a religião, este homem foi um dos principais líderes da sinagoga, entendido da Lei e respeitado pelos judeus. Diante de tal situação, sem saída, Jairo teve que optar entre a tradição religiosa e a cura de sua filhinha, entre a honra e consideração dos homens e o milagre de Jesus. E sua escolha pode nos ensinar o caminho da bênção e da resposta que esperamos de Deus.

Primeiro, num gesto de humildade e quebrantamento, ele teve que reconhecer que nem sua posição, nem seus conhecimentos, tampouco sua religião, eram suficientes para mudar a situação e salvar sua filha.

Se tivesse deixado prevalecer a auto-suficiência e o orgulho, certamente não teria visto o milagre.

O que a Palavra do Senhor nos ensina é que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”, e ainda: “coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus”. 

Depois, Jairo teve coragem de enfrentar as pressões e críticas dos líderes religiosos, abrindo mão de convicções e de sua reputação, e partindo publicamente à procura do “filho do carpinteiro”. Pode parecer pouca renúncia, mas para um líder judeu que tinha como maior ameaça à sua religião o nazareno Jesus, pedir-lhe ajuda, além de humildade, era um gesto de ousadia.

Deus espera ver em cada um de nós coragem e disposição para enfrentar críticas, preconceitos e tradições pelo milagre desejado.

Além disso, esse pai decidido teve que perseverar e insistir com Jesus, que “parecia” não entender a gravidade da situação e não se apressou diante do seu pedido desesperado.

A prova da perseverança tem deixado muitas pessoas prostradas no meio do caminho; mas não Jairo, que continuou determinado em sua busca e por isso mesmo teve sua filha de volta aos seus braços.

Por último, esse homem teve que crer contra todos os fatos e palavras, mesmo quando lhe trouxeram a notícia da morte da menina, dizendo-lhe que não era necessário incomodar mais o Mestre.

O segredo do milagre está no fato de vivermos baseados na fé e não no que vemos ou ouvimos. Se temos uma palavra de Deus para nos apegar, ela nunca cairá por terra até que se cumpra, ainda que as circunstâncias digam o contrário.

Durante a minha vida tenho conhecido homens e mulheres que diante de uma situação de dor ou sofrimento, submetem-se a humilhações diversas; enfrentam pressões ou desafios gigantescos; perseveram por anos em busca do escape; crêem e esperam pelo milagre, apesar de todos os fatos dizerem o contrário. Mas infelizmente, tenho conhecido também alguns que já entregaram os pontos, abandonaram o propósito, aceitaram o caos. Cansaram-se de buscar o milagre, não crêem mais no impossível. Para esses, além da dor, pesa a frustração e muitas vezes a culpa.

Todavia, Deus não mudou nem se esqueceu do que disse: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”; Como disse a Jairo, Ele diz hoje a você: “Não temas, crê somente e ela será salva”.

Só mesmo quem conhece a Deus pode continuar firme diante de resistências e pressões. Livrar um filho das drogas, ver o casamento restaurado, sair da vergonha do desemprego, reverter o rombo financeiro, prevalecer contra uma enfermidade incurável, vencer o medo e a depressão... Tudo isso só será mudado em benção se  você continuar na rota do milagre.

Deus Pai conhece as suas necessidades, seus medos, suas preocupações e está pronto a lhe socorrer tal qual fez com Jairo. Ele não ignora os sofrimentos de um coração humilde, corajoso, perseverante e crédulo. Ainda que “pareça” demorado, Ele lhe atenderá e lhe honrará: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?” (Lucas 18:7).

“Se creres verás a glória de Deus”!

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa