Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Doze Cestos Cheios » Você está preparado?

Você está preparado?

A- A+

Quando vierem as pressões, seja em que tempo e intensidade for, se permanecermos apegados à Palavra e à fé em Deus, que é Fiel e pode todas as coisas, sairemos delas ainda mais fortalecidos.

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6:10

Sempre houve, e ainda há, muita especulação acerca da “volta de Jesus”. Alguns arriscam erroneamente apresentar uma data. A única certeza que se pode ter, porém, é de que a segunda vinda de Jesus é certa e iminente. Somente o Pai tem conhecimento de quando será e, o que se sabe, é que esse dia virá repentinamente, como um ladrão na noite, revestido de surpresa e espanto (cf. 1 Ts 5:1-5).

Apesar do desejo de estar nas bodas com o Cordeiro, haverá um período de pressão extrema que antecederá esse glorioso acontecimento, um tempo de provação inigualável a qualquer outro já vivido.

Até mesmo antes desse terrível período, numa escala menor de pressão, há o tempo que se chama hoje, dias em que a humanidade – em especial os cristãos – tem vivido sob forte pressão por temas como humanismo, homofobia e tantos outros, que tenderão aumentar assustadoramente.

Diante de tanta luta, atual e futura, será que estamos preparados para suportar?

Passar por pressões, mantendo a fé cristã, é um desafio de todos os que verdadeiramente crêem em Deus. Lutas são inevitáveis, mas, o comportamento pós-pressão demonstrará a dimensão do preparo que se teve para resisti-las ou não.

Acredito que pelo menos três aspectos se mostram necessários em situações como essas.

A primeira é a resiliência. Proveniente da física, essa expressão descreve a capacidade de um material voltar ao seu estado normal após ter sofrido forte pressão.

É comum utilizar essa expressão para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes apertos ou estresse. Essas pessoas conseguem lidar com problemas, superar obstáculos, absorver impactos e retornar ao estado normal e, em alguns casos, até mais produtivos e com maior conhecimento adquirido.

Tomemos como exemplo, José (do Egito). Sua vida foi marcada por rejeição, calúnia, abandono e traição que comporiam um volume de pressão insuportável para a maioria das pessoas. No entanto, apesar de tudo o que passou, o vemos saindo das situações fortalecido e melhor preparado para oposições maiores.

 O segundo aspecto, que respalda o primeiro, é a fé em Deus. Para que alguém possa suportar as pressões sem que seja consumido por elas, terá que olhar não apenas para o que se pode ver, mas, para aquilo que está por acontecer, e essa visão só será possível através dos olhos da fé (cf. Hb 11:1).

 Há situações pelas quais passamos que somente pela fé nas promessas divinas seremos sustentados. Ocasiões em que olharemos para os lados e não acharemos nada e ninguém para nos apoiar, restando apenas olhar para o alto, na certeza de que, de lá, sempre haverá um braço estendido para nos salvar (cf. Is 59:1).

 O terceiro aspecto, que deve respaldar os dois primeiros, é o conhecimento da verdade. Conhecer a Palavra e o poder de Deus é a base de sustentação mais sólida e eficaz que pode nos levar a vencer qualquer situação, por pior que seja. Jesus advertiu os religiosos de sua época, dizendo que o erro se dá por falta de conhecimento das Escrituras e do poder de Deus (cf. Mt 22:29).

 É bem provável que muitos de nós seríamos facilmente enganados, se recebêssemos uma nota de cinquenta reais falsa. Isso se daria pelo fato de não conhecermos profundamente a verdadeira, o que não aconteceria com um comerciante experiente, que conhece bem os detalhes de uma nota legítima. Da mesma forma, conhecer a verdade, que é a Palavra de Deus, nos livrará de admitirmos o falso como verdadeiro e de aceitarmos o que é errado como sendo correto.

 Precisamos entender que, mesmo que negras nuvens se aproximem, não podemos nos amedrontar. É tempo de nos fortalecermos, pois, quando elas chegarem, será o momento em que a nossa luz deverá brilhar ainda mais forte. Nas trevas, resplandecerá a luz!

 Portanto, quando vierem as pressões, seja em que tempo e intensidade for, se permanecermos apegados à Palavra e à fé em Deus, que é Fiel e pode todas as coisas, sairemos delas ainda mais fortalecidos, para vivermos seguros na Sua presença, o que nos levará a desfrutarmos da paz que só Aquele que vive para todo o sempre, Jesus Cristo, pode nos proporcionar.

Por autor

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa