Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Doze Cestos Cheios » Vivendo em aliança

Vivendo em aliança

A- A+

Existe uma canção que declara “Deus de aliança, Deus de promessas”. Como é bom saber que o nosso Deus é um Deus de aliança. Saber que Ele faz promessas para o seu povo e as cumpre sempre.

“Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (Hb. 8:6)

Deus deseja estabelecer um relacionamento de aliança com cada um de nós, e deseja também que todas as suas promessas sejam estabelecidas nas nossas vidas, pois a Sua Palavra nunca muda, e o que Ele prometeu é para todos os que desejarem receber. Se você deseja ser alcançado pelas promessas de Deus viva em aliança com Ele.

O que é uma aliança? Segundo o dicionário, dentre outras definições, aliança é: Pacto, Junção, Reunião, Liga, Coligação. É a união de coisas diferentes, ou a associação contraída por acordo mútuo. Aliança também é definida por Matrimônio, ou um anel de noivado ou casamento. De uma forma geral podemos entender aliança como um compromisso sério firmado com alguém. Como um pacto. Como um ato de ligar-se em alguém firmemente.

Deus é o idealizador da aliança. Foi Ele quem estabeleceu a aliança nos relacionamentos. Desde o primeiro relacionamento de Deus com o homem, a aliança já estava presente. Ao lermos o Velho Testamento, encontramos Deus fazendo muitas alianças com o Seu povo e também com as pessoas que desejavam se relacionar com Ele (Adão, Noé, Abraão, Moisés, o povo de Israel e Davi – Gn. 2:15, 3:14, 9:1, 9:13 e 12:1; Ex. 19:5; Dt. 30:3 e II Sm. 7:4), até que Jesus veio e se tornou o mediador de uma aliança superior – uma aliança definitiva – conhecida como a NOVA ALIANÇA (Hb. 8:6-12).

Como a aliança foi estabelecida por Deus ela tem um caráter eterno. Deus espera que ela permaneça para sempre, pois jamais Deus quebrará uma aliança que Ele fez, e espera isso de nós também. Na aliança entre Rute e Noemi vemos Rute declarando o seguinte: “Porque aonde quer que fores, irei eu, e aonde quer que pousares, ali pousarei eu... ...faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra cousa que não seja a morte me separar de ti” (Rt. 1:16-17).

As pessoas podem decidir estabelecer um vinculo de aliança nos seus relacionamentos, ou simplesmente terem relacionamentos superficiais, sem compromisso. Deus espera que cada um de nós – Seus filhos – estabeleça vínculos de aliança nos relacionamentos, por que o nosso Pai, que é um Deus de Aliança, deseja reproduzir esse principio nos seus descendentes. Precisamos ser homens e mulheres de aliança, assim como o nosso Pai é.

A primeira e mais importante aliança que alguém pode e deve fazer é com o próprio Deus, envolvendo um vínculo de paternidade e filiação espiritual. Outra aliança importante deve ser feita com a Igreja, ou seja, com os cristãos que se reúnem num determinado lugar, e também com o Corpo de Cristo (I Co. 12:13). Existe a aliança de companheirismo feita entre dois amigos, e que pode, por exemplo, ser feita entre os integrantes de um grupo de 12 ou de um determinado ministério. Davi e Jônatas viveram isto (I Sm. 18:3-4). Outra aliança que deve ser feita é com o seu líder, com o seu discipulador, com o seu pastor, enfim, com as pessoas que cobrem a sua vida e que foram colocados como canais das bênçãos que Deus quer derramar sobre você. A aliança de Rute firmada com Noemi é um exemplo (Rute 1).

A aliança deve estar presente principalmente nos relacionamentos familiares, como entre pais e filhos, que envolve cuidado, proteção, dependência, sujeição e obediência. Mais profunda ainda é a aliança do casamento, sobre a qual trataremos detalhadamente em outro estudo. Tudo isso faz parte do nosso chamado e é condição para que vivamos a plenitude da vida que o Senhor tem para nós.

Decida ser alguém que vive firmando alianças nos seus relacionamentos, pois essa é a identidade do Pai – um Deus de aliança – e deve ser também a identidade dos seus filhos.

Por autor

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa