Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Doze Cestos Cheios » O reino de Deus e as demais coisas

O reino de Deus e as demais coisas

A- A+

Este ano, claramente, será um tempo em que o governo de Deus será evidenciado na vida da Igreja, e isso envolve, é claro, a vida pessoal daqueles que formam a igreja: cada um de nós – como pedras vivas que compõe esse edifício espiritual.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” - Mateus 6:33

Quando uma direção profética é trazida a igreja, seu cumprimento muitas vezes está condicionado à maneira como a recebemos, e em fazermos aquilo que Deus determinou que é a “nossa parte” neste processo. Exemplificando, se o Senhor traz uma palavra que declara cura, o doente deve dar passos práticos para se levantar daquela situação de enfermidade. Da mesma forma, como estamos sob essa palavra de “governo”, precisamos entender o que significa de fato isso, e agirmos de acordo com essa direção.

O que significa viver sob o governo – Reino – de Deus? É importante fazer essa pergunta, porque tenho visto muitas pessoas confusas a respeito disso. Encontro pessoas que creem que, para confirmar que alguém está mesmo vivendo o Reino de Deus, essa pessoa tem que ser rica, livre de enfermidades, e livre de problemas. Na verdade, isso é uma inversão de princípio fundamentais da vida cristã, além de contrariar diretamente a declaração de Jesus de que passaríamos por aflições (João 16:33).

No sermão do monte, quando Jesus falou sobre buscarmos o Reino, algumas verdades ficaram registradas. Anteriormente, ele havia falado sobre as preocupações que todos nós temos (provisão material, financeira, de saúde, etc.)... e a seguir, mostrou que em vão são esses cuidados, pois se o Pai cuida até das plantas e dos animais, como não iria cuidar de nós? E aí Ele fez essa afirmação sobre as “demais coisas”.

Jesus falou sobre “buscar em primeiro lugar o Reino...”. Isso significa que nossa primeira busca deve ser pelo domínio do Senhor sobre nossas vidas – em todas as áreas. “Primeiro lugar” significa dar prioridade absoluta a isso. Em meio a tantas atividades e ocupações, nosso foco deve ser discernir a vontade de Deus, e vivê-la cada vez mais plenamente. Nesse caso, é submeter-se ao Senhor, sem quaisquer reservas ou limites. Antes de ser um peso, isso é uma segurança, pois nossa vontade é falha, e já provamos frutos amargos de decisões erradas, baseadas apenas em nossa vontade. Em contrapartida a vontade de Deus a nosso respeito é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12:2).

Outro entendimento equivocado a respeito de buscar o Reino de Deus em primeiro lugar é encontrado entre aqueles que super espiritualizam essa declaração de Jesus, compreendendo-a incorretamente. Você certamente já deve ter encontrado pessoas que abandonam projetos, profissão, estudos... em nome de um pseudo-chamado. Quando Jesus diz que devemos buscar em primeiro lugar o Reino, está estabelecendo uma prioridade, mas não está reputando a busca pelas demais coisas como ilegítima. Conheço cristãos que vivem sob acusação por viverem um conflito entre a vida espiritual e as “demais coisas”. Trazem a ideia de que viver bem é um sinal de falta de espiritualidade. O Reino é muito maior do que estas questões. Quando nos livramos dessa acusação, podemos dizer como Paulo: “sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade” - Filipenses 4:12.

Finalmente, quando estabelecemos corretamente nossas prioridades, dando o melhor (em todos os sentidos) a Deus, estamos seguros de que Ele proverá para cada uma das nossas necessidades – todas estas coisas. Aliás, é sempre bom lembrar que Ele já sabe de tudo o que precisamos, antes mesmo que Lhe peçamos. O desejo do meu coração para este ano é que, de fato, possamos entrar em uma nova dimensão de entrega a Deus – e através disso, ver o Reino de Deus ser estabelecido de maneira mais impactante em cada um de nós.

 

Por autor

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa