Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Doze Cestos Cheios » O bom soldado de Cristo

O bom soldado de Cristo

A- A+

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo - Efésios 6:10-11

Para todo crente com pelo menos um pouco de experiência, o texto de Efésios sobre a armadura de Deus tem presença garantida entre os textos que se deve saber de cor.

Durante toda a minha vida cristã já perdi a conta de quantos estudos e pregações vi e ouvi sobre a necessidade de nos revestirmos com a armadura de Deus para a guerra espiritual.

Esta passagem praticamente finaliza a carta aos Efésios e há uma junção que a associa a todo o restante do livro: “No demais...”

Portanto o capítulo 6 pode ser visto como uma conclusão dos princípios que fazem parte da guerra espiritual ensinados por Paulo na carta.

Ora, todo soldado quando se veste para a guerra, o faz depois de um cuidadoso treinamento. Ninguém, a não ser em última instância, coloca um soldado no campo de batalha sem o devido treinamento. O soldado eficiente na batalha é aquele bem preparado fisicamente e emocionalmente, que se submete às autoridades que estão sobre ele e que tem consciência da causa que está defendendo com a própria vida.

Paulo aborda temas fundamentais para o sucesso, antes de recomendar que o crente vista a armadura e vá para a peleja. Entre muitos princípios, quero destacar alguns:

Primeiro, precisamos entender que fomos escolhidos por Ele (Efésios 1:5-6). Quando somos convocados por uma autoridade não podemos recusar o desafio. Não há maior autoridade do que o próprio Deus. Dele procede “toda autoridade”. Se Ele nos escolheu, não podemos recusar o seu chamado.

Em segundo lugar, precisamos entender pelo que estamos lutando. Leia Efésios 1:9-10. Essa é a razão da nossa vida, para que “tudo e todos” se voltem para Cristo. Esta é a vontade de Deus, que para nós que fomos chamados já não é mistério, porque Ele próprio nos desvendou.

Devemos também entender de onde vem nossos recursos para a guerra. Diz Paulo: “Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8)

Nenhum soldado vai para o campo com recursos próprios. O seu transporte, alimentação, farda, armamento, etc... Tudo é provido por quem o arregimentou para a guerra.

Precisamos entender que dependemos do Senhor pra tudo, desde que atendemos seu chamado. A provisão, a força e a estratégia vem dele e a única coisa que temos com que nos preocupar é em obedecer. Isto se chama graça.

É graça, porque a vitória que seria garantida apenas para Ele, que é Deus e não pode ser vencido, foi oferecida a nós, que sendo chamados para fazer parte de seu exército, fomos feitos mais que vencedores.

Precisamos confiar (ter fé) de que Ele nunca nos deixará faltar o vigor e os recursos que precisamos para cumprir nosso chamado. Porque nos chamou pra vencer.

Precisamos saber que não lutamos sós, mas fazemos parte de uma equipe que luta pelo mesmo chamado. “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação” (Efésios 4:4).

Um soldado que luta sozinho é facilmente derrotado, mas aquele que vai à guerra acompanhado de outros valentes, determinados em um mesmo propósito, certamente será mais forte e prevalecerá.

Finalmente, Paulo nos ensina que precisamos nos portar à altura da importância do nosso Deus: “Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz” (Efésios 5:8).

Quando um soldado se porta de forma desonrosa, desonra seu exército, seus companheiros e seu comandante, além de perder sua autoridade .

O mau testemunho nos desonrará diante dos nossos adversários e removerá de nós a autoridade que precisamos para estar na guerra.

Todo bom soldado tem um código de honra. Olhando estes textos, deduzimos que o código de honra do soldado de Cristo é: “Seja submisso e obedeça aqueles que tem autoridade sobre você. Ame e zele por quem está sob sua autoridade.”

No demais...

Fortaleça-se no Senhor, vista a sua armadura!

Por autor

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa