Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Discipulado » Decepção com Deus

Decepção com Deus

A- A+

Não entender o tempo e o modo de Deus fazer as coisas, criar expectativas erradas a respeito de suas ações, pode levar pessoas maduras à desistência. Somente a dependência pode nos vacinar contra isso.

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.” (Hebreus 12:1)

Estamos estudando alguns aspectos da vida do profeta Elias, em especial os verdadeiros motivos que amarravam sua alma e quase o fizeram desistir de tudo, entrando numa caverna e pedindo para si a morte. Como Elias “era um homem sujeito às mesmas paixões que nós” (Tiago 5:17), muitas vezes nos encontramos do mesmo modo, tentando correr a carreira que Deus nos propôs, mas sentindo-nos extremamente cansados, frustrados, desanimados e muitas vezes à beira da desistência, por conta dos muitos pesos e embaraços (situações mal resolvidas, sentimentos e pensamentos da nossa alma).

Quando Deus perguntou para Elias “que fazes aqui?” (na caverna), sua resposta expôs sua alma doente, e os argumentos que o estavam fazendo desistir. A primeira coisa que Elias respondeu foi: “Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos” (I Reis 19:10,14). Passando seu excelente currículo de profeta para Deus, Elias deixava transparecer em duas coisas: JUSTIÇA PRÓPRIA  e DECEPÇÃO COM DEUS. Era como se ele estivesse falando para Deus que, apesar de ser tão bom, o Senhor não estava agindo apropriadamente naquela situação, eliminando a maldita Jezabel que o ameaçava. 

 

1. A DECEPÇÃO (MÁGOA) COM DEUS VEM QUANDO NÃO ENTENDEMOS O MODO E O TEMPO DE DEUS AGIR. Não cabe a nós como homens (limitados e imperfeitos) compreender os pensamentos e o agir de um Deus ilimitado e perfeito -  Isaías 55:8-9; 45:9-11.


2. A DEPENDÊNCIA DE DEUS É O ÚNICO CAMINHO QUE PODE GUARDAR NOSSO CORAÇÃO DA MÁGOA COM DEUS – Depender é confiar, deixar em suas mãos nosso destino e descansar em seu caráter, sabendo que Ele supre as nossas necessidades, ao seu modo.  Salmos 37:4-5,7-8,34; Jó 35:14-16.


3. A DEPENDÊNCIA DE DEUS É FRUTO DE UM CORAÇÃO QUE CONFIA PLENA E CEGAMENTE NO AMOR E NO PODER DE UM PAI TODO-PODEROSO – Romanos 8:32; Filipenses 4:19; Isaías 49:15; Jeremias 1:12 - Depender é esperar com segurança e confiança, mantendo a paz; é descansar convicto da capacidade e fidelidade de quem se espera. Quem não conhece a Deus em profundidade, dificilmente esperará e dependerá dele. Terá sempre dúvidas acerca da justiça, bondade e amor do Pai, e se agirá na sua carne – Isaías 30:15-16.


4. DEPENDER É MAIS DO QUE OBEDECER. É curvar-se diante da maneira que Deus escolhe para agir. Não como a criança que diante de uma ordem do pai, com medo da disciplina, diz: “eu sento, mas por dentro eu estou em pé”.  Abraão obedeceu quando ouviu a voz de Deus “sai da sua parentela, mas não soube esperar e depender quando o Senhor não lhe deu explicação acerca do tempo do cumprimento da promessa e gerou um filho na carne, Ismael. Lamentações 3:24-26; Jeremias 17:7,8 (confia = batach => estar confiante, sentir-se seguro, estar despreocupado).


5. QUANDO ESTAMOS MAGOADOS COM DEUS, SOMOS PRIVADOS DOS MELHORES BANQUETES QUE ELE TEM PARA NÓS – Como o filho mais velho, da parábola da filho pródigo, deixamos de desfrutar da graça (Lucas 15:25-28); ou como os discípulos de Emaús que, mesmo andando ao lado do Cristo ressurreto, insistiam em falar da morte (Lucas 24:15,16).


6. O TEMPO E O MODO DE DEUS AGIR SEMPRE SERÁ PERFEITO, AINDA QUE NÃO COMPREENDAMOS. Se não entendermos isso, podemos sofrer e retardar a nossa bênção, desprezando o que Ele está fazendo, enxergando fantasmas no lugar do agir do Pai – João 6: 17 (muitas vezes não entendemos o tempo de Deus agir e nos angustiamos, como os discípulos no meio da tempestade); Mateus 14:24-27 (outras vezes, não entendemos o modo de Deus agir. Se Ele se manifesta da forma como não esperamos, perdemos a bênção)... A verdade é que Deus nunca erra e nunca se atrasa, ainda que pareça demorado – Lucas 18:7.


7. MESMO QUANDO NÃO ENTENDER O AGIR DE DEUS, DECIDA DEPENDER E SER GRATO A DEUS, POR TUDO O QUE ELE FEZ, FAZ E FARÁ. Ele é perfeito no Seu agir! Somos muitas vezes como uma criança, olhando a tapeçaria pelo lado errado: “Um dia você crescerá, verá a tela por cima e compreenderá todas as coisas”- I Tessalonicenses 5:18; Romanos 8:28.

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa