Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Celulas » Por que participar de uma célula é tão importante?

Por que participar de uma célula é tão importante?

A- A+

Nós costumamos dizer que a reunião mais importante para um membro da nossa igreja é a do seu pequeno grupo (sua célula ou seu grupo de discipulado).

I Coríntios 16:19; Atos 5:42 e 20:20

Nós costumamos dizer que a reunião mais importante para um membro da nossa igreja é a do seu pequeno grupo (sua célula ou seu grupo de discipulado). É claro que estar nas grandes celebrações é essencial, mas o pequeno grupo é única forma de valorizar cada membro em sua individualidade. Como lemos nestes textos bíblicos, desde o tempo dos apóstolos, quando a igreja nasceu, ela se reunia em pequenos grupos, nas casas. Isso é um segredo divino para que seu povo cresça com saúde. Vamos nos lembrar dos principais motivos pelos quais devemos valorizar e estar sempre presentes na célula:

1)PORQUE PRECISAMOS SER PASTOREADOS DE PERTO – Provérbios 27:23; Jeremias 23:3-4; Hebreus 13:17 – O plano de Deus para sua igreja não é que ela seja uma multidão de gente solta, largada à sua própria sorte. Ele exige dos pastores que conheçam o estado de cada ovelha e cuidem delas de forma personalizada, velando pela vida de cada uma como quem há de prestar contas por isso. Entretanto, um rebanho saldável é um rebanho que cresce, uma igreja viva se multiplica. Como poderão os pastores apascentar uma multidão, no padrão que Deus exige? A única maneira é através dos pequenos grupos. As ovelhas precisam ser reunidas com constância em apriscos, pequenos cercados, onde haja alguém que conheça e cuide de cada uma, curando a enferma, fortalecendo a fraca, percebendo a ausência da que dispersou e saindo à sua procura. Isso não é possível quando a igreja tem apenas grandes reuniões... Portanto, ovelha que é ovelha precisa ajudar os seus pastores a pastoreá-la, entrando no aprisco, mantendo compromisso com sua célula.

2) PORQUE PRECISAMOS CRESCER NO EXERCÍCIO DOS NOSSOS DONS – I Coríntios 14:26; I Pedro 4:10 – Numa grande reunião da igreja você pode adorar e ser alimentado na Palavra, mas apenas alguns poucos têm espaço para exercitar os seus dons e crescer no uso deles. Já num pequeno grupo, todos têm oportunidade de falar, compartilhar testemunhos, servir, desenvolver suas habilidades espirituais e ser treinados de forma prática para a liderança. Tanto é verdade que as igrejas em células são as que mais multiplicam líderes, uma vez que há um espaço onde cada pessoa pode crescer no ministério, sem a pressão de ter que encarar uma multidão.    

3) PORQUE PRECISAMOS FAZER DISCÍPULOS – Mateus 28:19-20 – Fazer discípulos é um mandamento que Jesus deixou para cada cristão. Isso começa por evangelizar, ou seja, conduzir pessoas à salvação e depois ensiná-las a viverem de forma agradável a Deus. Pois bem, os pequenos grupos são o ambiente mais eficaz para isso, em primeiro lugar porque as pessoas não convertidas têm mais facilidade de aceitar um convite para uma reunião caseira do que para irem a um templo. O ambiente de informalidade da célula é mais atraente para os novos. Em segundo lugar, como o discipulado requer olhos nos olhos, ele é favorecido pela dinâmica de um pequeno grupo, uma vez que é quase impossível fazê-lo apenas participando de uma multidão.

4) PORQUE PRECISAMOS DESENVOLVER RELACIONAMENTOS – Romanos 12:10 e 15 Estudos demonstram que, além de uma experiência real com Deus, o que mais segura as pessoas na igreja são as amizades, os relacionamentos profundos. Quando temos amigos espirituais estamos mais protegidos em relação à nossa fé. Justamente por isso, é necessário frequentar os pequenos grupos, já que no meio da multidão é muito mais difícil desenvolver relacionamentos. Conhecer algumas pessoas de maneira mais próxima nos ajudará a criar alianças fortes na família da fé.

CONCLUSÃO -  Dirija um tempo de oração e gratidão pela célula, levando cada pessoa a renovar o seu compromisso de não abandonar este “aprisco” onde são realmente pastoreadas. Havendo visitantes, desafie-os a receberem Jesus com Senhor e Salvador, assim como a frequentarem a célula regularmente.

OFERTA MENSAL DA CÉLULA – Explique aos seus discípulos como é importante que cada célula levante uma oferta mensal de pelo menos R$ 50,00 para o sustento das nossas Extensões Norte e Sul. Ore pela oferta e peça que todos contribuam de alguma forma. Recolha os valores, coloque no envelope e lacre-o na presença de todos.

ATENÇÃO! AVISO IMPORTANTE! – Na próxima semana, quarta-feira, às 20 h, teremos o lançamento da UPGRADE, ministério com adultos. Será no nosso Campus Principal, no Ipiranga, como Pr. Samuel de Souza (Araçatuba/SP) ministrando a Palavra. Por essa razão, as células que tiverem o perfil de adultos podem ser liberadas de se reunirem na semana que vem, mas só se houver um compromisso geral dos participantes estarem no evento. Caso contrário, a célula deve manter sua reunião. Decida sobre isso com seus discípulos e deixe claro como será.

 

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa