Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Celulas » Consolidação 1 – Casas de Paz 2014

Consolidação 1 – Casas de Paz 2014

A- A+

O estudo a seguir deve ser compartilhado por todos os Semeadores nas Casas de Paz. O ciclo das sete semanas terminou e precisamos levar cada pessoa ao Encontro e a uma aliança definitiva com Cristo.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

O estudo a seguir deve ser compartilhado por todos os Semeadores nas Casas de Paz. O ciclo das sete semanas terminou e precisamos levar cada pessoa ao Encontro e a uma aliança definitiva com Cristo. Por isso, nesta e na próxima semana ministraremos coisas importantes aos Filhos da Paz. Isso fará o papel do Pré-Encontro na vida deles e os colocará numa condição de entender o evangelho. Portanto, esse estudo é fundamental e deve ser transmitido com a leitura de todos os textos bíblicos sugeridos.

Se você é o Semeador da Paz que transmitirá esta palavra, estude-a antes, dê ênfase às afirmações que estão em negrito e leia com seus discípulos todas as passagens bíblicas (seria bom copiar os textos num só papel para não perder muito tempo procurando-os, na hora da ministração).

A primeira verdade é que a Bíblia é a Palavra de Deus e não podemos apoiar a nossa fé em nada que esteja fora dela. Quem não crê nas Escrituras Sagradas ou não está disposto a obedecê-la, não pode realmente seguir a Cristo (veja II Timóteo 3: 16; Mateus 22:29 e Oséias 4:6).

Precisamos entender que nenhuma tradição ou doutrina pode anular a Palavra de Deus. Quando seguimos conceitos que entram em choque com as Escrituras, estamos em desobediência diante de Deus e responderemos por isso (veja Mateus 15:3,6-9; Colossenses 2:8 e Gálatas 1:8-9). Perceba que, nesse último versículo, Paulo manda considerarmos anátema (maldito) qualquer evangelho que vá além do que está na Bíblia.

Dito isto, assumindo que só a Bíblia contém a vontade de Deus para nós, vamos ver o que ela diz sobre a nossa salvação. Há algumas verdades que todo cristão precisa entender:

A primeira é: todo homem é pecador! Segundo a Palavra de Deus, não há ninguém justo diante do Senhor. Mesmo as pessoas de boa moral, que procuram não prejudicar ninguém, mesmo aqueles que são considerados “santos”, na verdade são pecadores (veja Romanos 3:10,23 e I João 1:8). Portanto, a primeira coisa que precisamos fazer para sermos salvos é admitir o nosso pecado, reconhecer que fizemos muitas coisas fora da vontade de Deus.

Segunda verdade: O preço do pecado é a morte! Desde quando criou Adão, Deus o advertiu para que não comesse do fruto proibido (que simbolizava o pecado), dizendo: “do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais” (Gênesis 3:3). Essa morte tem sua dimensão física e sua dimensão espiritual, que significa separação eterna de Deus. Todos os homens, por causa do pecado, se tornaram condenados ao inferno (veja Romanos 6:23; Romanos 5:21; I Coríntios 6:9-10 e Isaías 59:1-2). Esses textos falam claramente que todos os homens estão condenados à perdição ou morte eterna (separação de Deus).

Foi por isso que Jesus veio. Ele, sendo Deus, se fez homem e viveu uma vida sem pecado. O único homem que não pecou foi Jesus. Portanto, Ele não contraiu a dívida do pecado, que teria que ser paga com a morte.

Porque, então, Jesus morreu? Para pagar a nossa dívida e nos livrar da condenação do pecado.Nossas boas obras não poderiam nos salvar (veja Isaías 64:6), porque não anulam nossos pecados. Nenhum outro ser humano poderia nos salvar, porque todos são pecadores. Então Jesus se ofereceu como sacrifício por nós.

A salvação, porém, não é compulsória. Para que o homem desfrute da salvação, do que Jesus fez na Cruz por ele, é preciso primeiro arrepender-se. Arrependimento é mais do que consciência de estar errado. É a decisão de mudar o rumo e voltar-se para a vontade de Deus. Não existe salvação, sem verdadeiro arrependimento (veja Marcos 1:14-15 e Atos 17:30). 

Além de arrepender-se, para ser salvo, o homem precisa crer e demonstrar a sua fé, pois somos salvos por meio da fé (veja Efésios 2:8-9). Mas esta fé precisa ser colocada exclusivamente em Jesus. A frase “todos os caminhos levam a Deus”, dita por muitos, não tem respaldo na Bíblia. O que a Palavra de Deus nos revela é que só temos salvação quando depositamos toda a nossa fé em Jesus Cristo. Ele é o único caminho para Deus. Qualquer outro meio é considerado idolatria (veja João 14:6; João 3:16; Atos 4:12 e I Timóteo 2:5).

A última verdade necessária para que alguém compreenda a salvação é que, uma vez que houve arrependimento e fé em Jesus Cristo, é preciso demonstrar essa fé através da obediência à Palavra de Deus. A fé sem obras é morta. O fruto do verdadeiro arrependimento é a decisão de mudar de vida e submeter-se ao Senhor, deixando para trás tudo o que fere sua vontade. Portanto, nossas obras não podem salva-nos, mas são a prova de que fomos salvos (veja Tiago 2:17-18 e Mateus 3:8).

Seguir a Cristo e ser salvo, portanto, depende de uma decisão. É preciso fazer a escolha de viver uma nova vida, agora submissa à vontade de Deus. Isso implica em renúncia da nossa própria vontade e de todo pecado. Aqueles que não estão dispostos a tomar esta decisão, continuarão perdidos. Aqueles, porém, que se arrependerem, crerem em Jesus e demonstrarem, isso através de uma nova maneira de viver, receberão a vida eterna (veja João 3:3-7; II Coríntios 5:17 e Colossenses 3:5-10).

Pronto! Agora você sabe tudo o que precisa para tomar a decisão mais importante de sua vida e ser salvo da perdição eterna!

------

PARA FACILITAR AO MINISTRANTE, ABAIXO ESTÃO TRANSCRITOS TODOS OS TEXTOS BÍBLICOS USADOS NESTE ESTUDO:

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 
2 Timóteo 3:16

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. 
Mateus 22:29

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. 
Oséias 4:6

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. 
Mateus 15:3,6-9

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; 
Colossenses 2:8

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. 
Gálatas 1:8-9

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 3:10,23

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 
1 João 1:8

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 
Romanos 6:23

Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. 
Romanos 5:21

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 
1 Coríntios 6:9-10

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. 
Isaías 59:1-2

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. 
Isaías 64:6

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. 
Marcos 1:14-15

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; 
Atos 17:30

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 
Efésios 2:8-9

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 
João 14:6

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 
João 3:16

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. 
Atos 4:12

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 
1 Timóteo 2:5

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 
Tiago 2:17-18

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; 
Mateus 3:8

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 
João 3:3-7

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 
2 Coríntios 5:17

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 
Colossenses 3:5-10

 

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa