Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Celulas » O valor de um bom amigo

O valor de um bom amigo

A- A+

Está mais do que provado que pessoas que têm relacionamentos profundos na igreja permanecem firmes na fé em proporção muito maior à daquelas que mantém vínculos superficiais ou que se envolvem com amizades prejudiciais...

Texto-chave: Romanos 12:10

Fomos criados para os relacionamentos. Uma das maiores expressões de uma vida espiritual saudável é a capacidade de fazer e cultivar amizades. No texto-chave que lemos, Paulo diz que devemos nos amar cordialmente, ou seja, de coração, investindo uns nos outros... Está mais do que provado que pessoas que têm relacionamentos profundos na igreja permanecem firmes na fé em proporção muito maior à daquelas que mantém vínculos superficiais ou que se envolvem com amizades prejudiciais... Como esse tema é tão importante para nosso avanço espiritual, vamos ver algumas verdades sobre amizade, que encontramos na Bíblia:

1) AMIZADES VERDADEIRAS SÃO UMA FONTE DE ESTÍMULO – Provérbios 15:30; 18:1; 27:9; Eclesiastes 4:9-10 – Todos nós precisamos de amigos. Somente os arrogantes acham que podem caminhar sós. Sendo assim, cultivar as amizades que temos hoje no Senhor será prevenção para não nos vermos desamparados quando os dias maus vierem... Amizades profundas não são achadas ou ganhas. Elas precisam ser construídas! Há pessoas que só esperam receber, não investem e depois reclamam de que estão sós em seus momentos de angústia. A verdade é que devemos cultivar as amizades que temos e elas serão sempre uma fonte aberta sobre nossas vidas.

2) AMIZADES PROFUNDAS SÃO CONSTRUÍDAS COM PERSEVERANÇA E TOLERÂNCIA – Provérbios 17:9; 16:28 – Só o tempo consolida e aprofunda as amizades, mas é necessário da tempo ao tempo, investir com constância e superar as dificuldades. Algumas pessoas são solitários porque vivem desconfiadas ou não têm a capacidade de perdoar. Toda amizade que se baseia na expectativa de que o outro nunca falhará, termina frustrada. Para ter amigos verdadeiros, precisamos vencer as crises e as decepções, perdoar e pedir perdão.

3) AMIZADES SUPERFICIAIS NÃO TÊM O PODER DE RELACIONAMENTOS DE ALIANÇA – Provérbios 18:24; 17:17; 27:10 – Há pessoais que são sociais, atraem muitos relacionamentos, mas não se aprofundam em nenhum deles. Estão sempre no meio dos outros, mas ninguém as conhece de fato. A Bíblia diz que essas pessoas, mesmo que se relacionem com muita gente, podem terminar em ruína. É bom que nos conectemos com muita, que sejamos pessoas abertas ao coleguismo, mas é fundamental que invistamos em algumas amizades específicas, em Deus, para que eles se tornem verdadeiras alianças.

4) NOSSAS AMIZADES PRECISAM SER SELECIONADAS DE ACORDO COM O PROPÓSITO DE DEUS – Provérbios 13:20, 24:1-2; 22:24; I Coríntios 15:33; Salmos 119:63 – Escolher os amigos verdadeiros, aqueles que vão conhecer o nosso coração e nos influenciar, é tão importante quanto querer ter amigos. Se não formos seletivos, vamos acabar nos ligando a pessoas que nos distanciarão de Deus. Elas estão, inclusive, na igreja! Faça sempre uma filtragem nas suas amizades e veja se elas estão lhe tornando um crente mais espiritual e comprometido. Se não, é hora de tomar uma atitude!

5) AMIZADES CONSTRUÍDAS EM DEUS SE BASEIAM EM SINCERIDADE – Provérbios 27:5-6,17 – Os verdadeiros amigos são aqueles que nos falam a verdade, que não apenas nos apoiam naquilo que é certo, mas nos confrontam quando estamos errados. Se você anda com pessoas que encobrem os seus erros e nunca lhe resistem, são seus cúmplices e não seus amigos. Procure ser sincero e escolha investir em que vai lutar para lhe livrar das quedas e não em quem vai cair com você.

CONCLUSÃO – Se houver algum visitante descrente, desafie-o a receber Cristo como seu Senhor e Salvador e faça uma oração de entrega com ele. Mostre que o melhor de todos os amigos é Jesus, mas para desfrutar de sua companhia, também é necessário investir tempo e coração.

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa